Você sabe o que é essência de criador? Vem comigo que eu te explico!
O que seria essência de criador?
Vamos começar pelo início. De acordo com o dicionário on-line Priberam, essência é “o que constitui o ser e a natureza das coisas”. Dessa forma, podemos dizer que a essência está na base de tudo.
Quando nos voltamos para o mundo da moda você talvez esteja mais acostumada a ouvir o termo DNA.
Bom, se o DNA carrega todo o código genético dos seres vivos e é responsável por todas as suas características, o DNA de uma marca nada mais é do que o conjunto de características intrínsecas daquela marca que a diferenciam no mercado.
E você sabe por quê essas características são tão diferentes entre as marcas?
Porque por trás de cada uma delas existe um criador, com vivências, experiências, referências e visões de mundo completamente diferentes.
De forma bem resumida, o DNA da marca carrega a essência de seu criador, que pode ser traduzida das mais diferentes formas.
O mundo da alta costura nos traz exemplos claros do que seria essa essência.
CHANEL
A marca criada por Gabrielle Chanel (Coco, como ficou conhecida na sua adolescência) foi criada na década de 1920. Seu minimalismo revolucionou a moda da época e é sinônimo de simplicidade e elegância até os dias atuais.
Uma de suas marcas registradas é o tailleur, um terninho curto, geralmente em conjunto com uma saia, feitos de tweed.
O famoso “pretinho básico”, presente no guarda-roupas de quase todas as mulheres, também foi uma inovação da estilista, pois a cor normalmente era associada a funerais e utilizada por pessoas em luto.
Outras características, como o uso de bolsos e correntes, os sapatos de duas cores e as camélias, também podem ser observadas nas diferentes coleções criadas pela marca.
DIOR
Em oposição à simplicidade de Chanel temos a Dior, sinônimo de luxo e sofisticação. Com o lançamento de sua primeira coleção, no ano de 1947, Christian Dior surpreendeu o mundo com sua coleção Corolla, popularmente conhecida como New Look.
Cinturas bem marcadas e saias extremamente volumosas fizeram os olhos das mulheres brilharem em um período que ainda se recuperava da escassez da guerra.
Apesar da grande variedade de diretores criativos que passaram pela maison, a essência de Dior continua sendo marcante e respeitada por todos, sendo reinterpretada a cada temporada.
O uso de plissados, a representação de pétalas de rosas e espinhos, as bolsas icônicas, dentre outras características, podem ser observadas até hoje nas criações da marca.
Por que eu estou te contando isso?
Você pode estar se fazendo essa pergunta, não é mesmo?
A resposta é simples! Porque, assim como as grandes marcas de alta costura, o Ateliê Natália Viana também tem uma criadora, que usa todo o seu conhecimento e bagagem para criar vestidos que sejam únicos como você.
Após fazer o meu próprio vestido de noiva e me apaixonar por esse universo, fiz uma extensa pesquisa sobre as origens e tradições dos casamentos ocidentais, além de uma análise minuciosa sobre a influência da moda nos vestidos de noiva a partir do século XX.
Isso me trouxe uma bagagem de conhecimentos incrível que uso nas minhas criações, além das pesquisas frequentes que faço sobre tendências de moda e do universo das noivas.
A essência do Ateliê Natália Viana
Agora que você já sabe tudo sobre essência de criador, eu quero te apresentar a essência do nosso Ateliê.
Dito isso, preciso deixar uma coisa bem clara: não é porque uma característica faz parte da nossa essência que ela vai obrigatoriamente aparecer em todas as peças, certo?!
Então vamos lá!
Recortes
Os recortes são exatamente o que o nome propõe: recortes de tecido separados que, quando costurados, formam o todo.
Como uma entusiasta de quebra-cabeças, vejo a modelagem dessa mesma forma, com a diferença de que cada pecinha é criada por mim.
Os recortes nos auxiliam no ajuste da roupa e na modelagem do corpo, nos permitindo valorizar bem as curvas femininas.
Eles podem atrair o olhar para alguma área específica do corpo, trazer detalhes diferentes e permitem até mesmo criar uma silhueta completamente diferente.
Rendas
As rendas possuem inúmeras padronagens diferentes e trazem um grande ar de romantismo aos vestidos.
Independente do tipo de renda utilizado, sejam elas florais, 3D ou em arabescos, seu uso nos vestidos de noiva já foi mais do que consagrado.
As rendas aplicadas manualmente nos vestidos permitem infinitas formas de uso e ajudam a tornar cada modelo único.
É possível combinar diferentes estilos de renda em uma mesma peça.
Cintura marcada e corpo estruturado
Em todas as minhas pesquisas, a cintura marcada é algo que quase todas as noivas procuram.
Você já viu alguma noiva usando um vestido folgado na cintura? Além das noivas que optam por um vestido Império com saia esvoaçante, eu nunca vi nenhuma pessoalmente…
Por aqui amamos uma cintura marcada e um corpo bem estruturado, que vão nos ajudar a valorizar a sua silhueta e trazer sustentação ao busto, ao mesmo tempo em que te mantemos confortável.
Mistura de materiais
Em nossas peças nunca utilizamos um único tipo de tecido.
Entre tules, bases, forros e armações, que exigem tecidos diferentes, buscamos a harmonia necessária para que cada vestido fique com o caimento desejado.
Vai ser sempre assim?
Assim como o mundo evolui e segue em um processo constante de mudanças, nós também evoluímos, crescemos e nos aprimoramos.
A cada nova experiência, crescemos como pessoas e também como profissionais, o que significa que sim, essa essência que trago tão forte dentro de mim pode acabar mudando em algum momento, evoluindo, mas sempre buscando trazer o melhor para nossas noivas!
Acompanhe em nosso Instagram o processo de desenvolvimento das peças do Ateliê e venha conhecer mais de perto o nosso trabalho.
Um beijo e até a próxima!