Buscando cada vez mais te ajudar a construir seu look de noiva perfeito, hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de véu.
Mas véu não é tudo igual?? Vou te mostrar que não!
Se você ainda não viu nossos outros posts, já tratamos sobre diversos assuntos por aqui: os diferentes tipos de vestido de noiva, mangas, decotes, aplicações, cores. Todos com muitas informações para deixar sua cabeça fervilhando de ideias e te ajudar a fazer escolhas conscientes para o seu grande dia.
Como sempre gosto de lembrar, a única regra é: não há regras!
Você sabe a diferença entre véu e grinalda?
Ao contrário do que você pode estar pensando, a grinalda e o véu são dois acessórios diferentes utilizados pelas noivas. A grinalda nada mais é do que uma peça utilizada na cabeça para arrematar o look.
Além das tradicionais coroas e tiaras, atualmente as coroas de flores também têm sido muito utilizadas pelas noivas. Mas isso é assunto para ser aprofundado em um próximo post.
Curiosidades sobre o véu de noiva
O véu teve origem na Grécia Antiga e servia como proteção contra o mau olhado, os maus espíritos e possíveis admiradores. Já na civilização romana, fazia referência à deusa Vesta (deusa da lareira, da casa e da família), motivo de sua coloração alaranjada.
Em tempos de casamentos arranjados, ele também servia para resguardar a noiva de uma possível desistência por parte do noivo, pois ela só teria seu rosto revelado após o fim da cerimônia.
A partir da Idade Média, o véu branco utilizado sobre a cabeça, bordado com fios dourados, passou a representar a castidade da noiva. Inclusive nos dias de hoje, para muitas pessoas, o uso do véu proporciona um significado de pureza virginal trazido de eras anteriores, mas muitas noivas o utilizam apenas pela tradição.
Eu preciso usar véu no meu casamento?
Claro que não! Afinal de contas, ninguém é obrigado a nada, não é mesmo?! No entanto, você pode acabar se sentindo pressionada a usar porque sua mãe pediu, ou porque todas as suas amigas usaram, ou até mesmo pela tradição.
Mas não se esqueça nunca: quem está se casando é você!!! Então siga seu coração e se mantenha fiel a si mesma, combinado?! Existem diversos acessórios de cabelo que você pode usar e se sentir maravilhosa!
Uma outra opção que tem se popularizado nos últimos tempos são as capas, que substituem o véu.
Agora, se você é do time que acredita que noiva tem que usar véu, vem comigo que vou te contar tudo!
Tipos de véu para diferentes formatos de rosto
Rosto Redondo
Um véu com caimento ao lado do rosto pode fazer com que ele pareça mais fino. Evite os véus com caimento em forma de cascata ou mantilhas, pois podem dar mais volume ao seu rosto.
Rosto Quadrado
Para suavizar os ângulos do seu rosto escolha um véu longo e com volume na parte superior da cabeça, emoldurando o rosto e cobrindo os ossos da mandíbula. Aqui, o véu com caimento em cascata é uma boa opção, assim como véus mais longos.
Rosto Oval
Por ser um rosto mais estreito e longo, leve em consideração a sua estatura. Um véu muito longo pode acabar alongando ainda mais o seu rosto.
Rosto Triangular
Por ter a base do rosto mais larga que a parte superior, um véu com algum detalhe ou acessório na parte superior da cabeça pode ajudar a equilibrar as proporções.
Rosto Triangular Invertido
Com a base do rosto mais estreita, a ideia é dar mais volume à região com um véu duplo, aquele que tem a camada superior mais curta e a inferior mais longa.
Tipos de véu para diferentes alturas
Todas as decisões que tomamos em relação ao look da noiva têm o objetivo de trazer equilíbrio visual à silhueta.
Portanto, se você é alta procure não ressaltar ainda mais a sua altura. O véu pode ser longo, mas opte por prendê-lo do meio para baixo da cabeça.
Já se você é mais baixa, busque véus que alonguem seu corpo.
Os diferentes tipos de véu
Blusher
Véu usado sobre o rosto, geralmente até a altura dos ombros, na entrada e caminho da noiva, combinado com um véu mais longo. O pai ou o noivo levantam o blusher para revelar o rosto da noiva durante a cerimônia, transformando-o em um véu de duas camadas.
Mantilha
A mantilha é um véu de origem espanhola e seu uso representa a pureza e a juventude da noiva. Ela geralmente é feita de um tecido mais pesado e contém mais misturas de texturas, bordados e aplicações.
Seu uso pode ser rente à cabeça ou abaixo do coque, formas clássicas de utilização. Quando rente à cabeça, remete às santas católicas e sua pureza. Além disso, normalmente são presas no cabelo por algum acessório.
O segredo da mantilha ideal é combinar a renda/bordado/aplicação com o vestido. Por isso, preste atenção para não exagerar no resultado final.
Juliet caps/Pirata
Este tipo de véu é inspirado nos modelos utilizados na década de 1920 e que inspiraram o véu da supermodelo Kate Moss.
Ele vem se popularizando novamente e é uma excelente opção se você quer usar um coque baixo ou os cabelos soltos, pois possui uma peça que cobre a cabeça deixando o caimento apenas para a parte de baixo.
É normalmente preso por presilhas ou grampos nas laterais da cabeça, pode ser adornado com rendas e aparece em diversos comprimentos.
Véu de noiva curto
Aparentemente mais simples, os véus curtos não deixam de ser sofisticados. Eles podem trazer aquele toque vintage que você busca e direcionar o foco das atenções para seu rosto e seu vestido.
Voilette
Se seu vestido tem uma inspiração mais retrô, o voilette pode ser o véu ideal par você. Ele consiste em uma peça curtinha, que cobre apenas o rosto, feita em tecidos transparentes e armados.
Normalmente utilizado de lado, pode ser usado em conjunto com um casquete (mini chapéu, sem abas e de formato arredondado), uma presilha ou arranjo, ou até mesmo ser preso diretamente no penteado.
No ombro
Como o nome já diz, é o véu que tem o comprimento até os ombros da noiva, o que dá a sensação dele ser mais volumoso. Ele também traz um ar retrô para o look e cai muito bem com vestidos que tenham decotes e mangas mais limpos.
Véu de noiva médio
Os véus de noiva médios costumam ser os mais escolhidos pelas noivas, uma vez que mantêm um estilo tradicional sem perder a leveza e a comodidade
No cotovelo
Seu comprimento equivale à altura dos cotovelos da noiva, geralmente próximos à cintura, e casam muito bem com vestidos que tenham cortes mais retos.
Ponta de dedo
Um pouco mais comprido que o anterior, mas igualmente charmoso, ele chega até a ponta dos dedos da noiva. Mas apesar de ser um modelo bem democrático, não é muito recomendado para ser usado com vestidos mais curtos, pois podem ficar com comprimentos parecidos.
Véu de noiva longo
Os longos são os queridinhos das noivas. Eles podem ser muito longos, ou um pouco menos, mas com certeza vão fazer você se sentir em um casamento digno das telas de cinema.
Valsa/Balé
Muito romântico, pode chegar até o calcanhar ou então acompanhar o comprimento do vestido. É um modelo muito utilizado para casamentos na praia ou no campo e combina muito bem com modelos sem cauda.
Capela
Chega a medir entre 2m e 2,5m, ultrapassando um pouco o comprimento da cauda do vestido. Pode ser utilizado tanto em casamentos noturnos quanto diurnos, inclusive em cerimônias realizadas ao ar livre.
Catedral
É o modelo mais longo e mais clássico de véu, muito utilizado em cerimônias religiosas em lugares fechados. Ele costuma ser muito maior que a cauda do vestido da noiva e podem chegar a ter 5 metros de comprimento, tamanho digno de uma catedral.
A atriz Priyanka Chopra utilizou um véu com 22 metros de comprimento em sua cerimônia de casamento Ocidental com o cantor Nick Jonas.
Lembrete importante!
Quando for escolher o tamanho do seu véu (aqui incluindo também a largura) leve sempre em consideração o local da cerimônia.
Imagine você, linda e poderosa, com um véu catedral imponente, bem comprido e largo, se casando em uma pequena igrejinha. Você já chegou ao altar e o véu ainda está lá do lado de fora… não dá certo né?
Pense em como seu véu vai te acompanhar enquanto você anda e como ele ficará durante a cerimônia e a troca de votos.
Escolhas conscientes, lembra?
Agora que sua cabeça já está cheia de novas informações, vem descansar e se inspirar nessa pasta do Pinterest que criamos especialmente para você!