Apesar de carregado de tradição e simbolismo, o vestido branco nem sempre dominou o mundo dos casamentos ocidentais.
Um pouquinho de história
Historicamente, o branco já foi uma cor associada ao luto e as noivas costumavam usar vestidos mais coloridos, como azul, dourado, verde ou até mesmo preto. A própria existência de uma moda voltada para noivas é algo que só surgiu no século XIX. Antes disso, as noivas utilizavam seu melhor vestido, independente da cor ou do formato. Porém, tudo mudou com o casamento da Rainha Vitória, da Inglaterra, em 1840.
Na Biografia “Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império”, o autor menciona o seguinte trecho:
“Vitória escolhera usar branco basicamente porque era a cor ideal para ressaltar a delicadeza do rendado – na época, não era uma cor convencional para as noivas. Antes de se dominarem as técnicas de alvejamento, o branco era uma cor rara e cara, mais símbolo de riqueza do que de pureza. Vitória não era a primeira a usá-lo, mas seu exemplo deu popularidade à cor”.
Vamos às cores!
Nas culturas orientais o vestido branco tem se popularizado, no entanto as cores mais importantes giram em torno do vermelho e do dourado. As cores são utilizadas de acordo com seus significados e simbolismos.
De volta ao ocidente, além das variações básicas do branco, como o marfim e o off-white, algumas noivas buscam usar cores. Estas podem ser suas cores preferidas, que combinem com seu tom de pele ou sua personalidade, que tenham um simbolismo ou até que combinem melhor com o tema do seu casamento. Inclusiva, algumas cores como o nude e o rosê (blush) são bem populares entre as noivas.
Entre as cores mais usadas estão normalmente tons claros, como rosa, bege, amarelo e azul claro. Já as noivas mais ousadas muitas vezes optam por modelos vermelhos ou pretos. Na terceira temporada da série Selling Sunset da Netflix, a excêntrica noiva Christine fez um casamento com uma temática de inverno gótico, pediu que suas convidadas utilizassem roupas brancas e escolheu não um, mas dois vestidos pretos da designer irlandesa Galia Lahav. O contraste fez com que ela se destacasse ainda mais entre os presentes e atraiu todas as atenções da noite para ela. Para a cerimônia ela optou por um vestido princesa e para a recepção um super sereia com transparência.
Assim como Christine, toda noiva quer se destacar no seu grande dia e um vestido com cores fortes pode fazer com que seu casamento seja único e fique na memória dos convidados.
Algumas noivas optam por uma mistura de cores, que pode trazer resultados surpreendentes. Outra alternativa é a aplicação de rendas coloridas sobre uma base branca. Isso faz com que os desenhos se destaquem aos olhos e ressalta todos os detalhes.
Seja uma convidada consciente
Para as convidadas, vale sempre o bom senso e a boa educação. Portanto, a não ser que a cor do traje esteja especificada no convite (hoje em dia pode também estar no site do casal), não se deve ir a um casamento com um vestido branco ou de tons parecidos.
Devido ao fato de muitas noivas manterem segredo sobre seu vestido, dificilmente você vai saber se ela for utilizar uma cor diferente, então preste muita atenção ao traje especificado.
Se tiver alguma dúvida, pergunte à noiva se ela vê problema com determinada cor. Isso não vai te dar trabalho nenhum e ela vai gostar de você estar se importando com esse detalhe.
Para fechar...
Então voltemos à pergunta inicial: preciso me casar de vestido branco?
A resposta é um grande e sonoro NÃO!!! Você faz as regras do seu casamento, afinal é o seu momento!
Escolha sua silhueta e seu decote preferido, não precisa nem mesmo ser um vestido… Escolha a cor que você quiser, seja fiel a você mesma e pode ter certeza de que você não vai se arrepender das suas escolhas. E se você ainda está um pouco perdida, nós temos um post pra te ajudar na missão da escolha do modelo ideal!
E ainda tem mais! Se você quer fugir do tradicional e investir nas cores, nossa pasta do Pinterest está recheada de inspirações!
Um beijo e até a próxima!