fbpx

Tipos de vestido de noiva: Evasê ou A

Continuando nossa série sobre os tipos de vestido de noiva, hoje falaremos sobre o vestido de noiva evasê, um dos modelos mais democráticos que podemos encontrar.

Nós já falamos sobre os vestidos princesa, império e sereia, suas características e quem pode ou não se favorecer de cada tipo de vestido.

Recomendamos que você dê uma passeada pelos nossos posts se ainda tiver dúvidas sobre qual modelo seria o ideal para você. Isso também vai te ajudar a entender de forma simples o motivo do vestido de noiva evasê ser tão querido entre as noivas.

Características

O vestido evasê é também conhecido como “linha A” devido ao formato da saia ser parecido com a letra A, mais fino em cima e mais aberto embaixo. Ele poderia até mesmo ser chamado de triangular, mas não precisamos de mais um nome, não é mesmo?

É um modelo que tem a cintura bem ajustada, mas sem marcar o quadril e sem dar volume para a região.

Pode ser encontrado em diversos comprimentos e cai bem em diferentes tipos físicos, além de aceitar os mais variados tipos de decotes.

A abertura da saia na parte de baixo ajuda a equilibrar a silhueta das mulheres com ombros mais largos ou quadril avantajado. As mais baixinhas podem parecer mais altas e as mais cheinhas, mais magras. Essas características contribuem para aumentar a sua fama de modelo universal.

Os tecidos mais estruturados, como o zibeline, costumam manter a silhueta A bem evidente e não marcam o corpo. Tecidos mais fluidos, como o tule e a musseline, acabam deixando a saia mais sequinha e menos volumosa, sendo necessário o uso de alguma armação para evidenciar a linha A.

Rendas e aplicações são bem-vindas e trazem um maior ar de romance, além de um estilo mais boho. No entanto, também ficam maravilhosos quando são lisos e bem minimalistas.

Lembre-se que o ideal é respeitar o estilo e local do seu casamento para não parecer muito simples ou exagerada, além de respeitar o seu próprio estilo.

Godê ou evasê?

Quando pesquisamos sobre vestidos de noiva, muitas vezes encontramos o mesmo vestido sendo chamado de princesa em um lugar e evasê em outro.

Falando de forma mais técnica, a diferença deles está na modelagem da saia. A vestido evasê tem a saia triangular e é cortado no fio reto, enquanto o vestido princesa geralmente tem a saia cortada no godê (ou alguma variação dele), que é circular e enviesado.

Depois de observar milhares de vestidos de noiva diferentes e pesquisar bastante, chegamos a uma conclusão: por mais que sejam modelagens diferentes, podemos manter a linha A em uma saia godê com o uso de uma saia de armação menos volumosa do que a do vestido princesa. Isso vai resultar em uma saia um pouco mais volumosa na parte de baixo mas com mais movimento. Várias noivas amam essa característica!

Então, se podemos te dar uma dica bem prática, confirme com sua estilista se a saia do seu vestido é godê e prove saias de armação de diferentes volumes. Às vezes você sonha com o vestido princesa, enquanto o que queria era uma linha A mais leve.

Veja abaixo a diferença. À esquerda o vestido está sem armação, no centro com uma evasê e à direita godê. Isso é assunto para um outro post, então as imagens podem exemplificar bem o que estamos querendo dizer.

Atelier Dayara Oliveira

Gostou dessas dicas? Agora é só correr para a nossa pasta do Pinterest para se inspirar antes de fazer a sua escolha.

Um beijo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *