fbpx

Casamento civil

No Brasil, para que um casal seja considerado oficialmente casado eles devem passar pelo cartório de Registro Civil para regularizar a união por meio do chamado casamento civil. Atualmente existem três tipos de casamento, conforme mostramos a seguir (não vamos abordar aqui a união estável, isso é papo para um outro momento).  

  • O casamento civil é a união entre duas pessoas, que estabelecem comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres e deve ser realizado em Cartório de Registro Civil. O processo se inicia com a habilitação do casal por meio de análise documental e publicação dos proclamas do casamento na imprensa local ou em mural do cartório. A oficialização da união é realizada por juiz de paz, na presença de testemunhas. Uma vez realizada a cerimônia, é emitida uma Certidão de Casamento, documento que formaliza a união. 
  • O casamento religioso é celebrado conforme os ritos de cada crença, perante autoridade religiosa. Ele deve ser acompanhado de registro em cartório (casamento religioso com efeito civil), do contrário a união não é legalmente formalizada e os noivos permanecem com o estado civil de solteiros. 
  •  O casamento religioso com efeito civil ocorre quando, após a celebração religiosa, o casal apresenta, em um prazo de 90 dias, o termo de casamento emitido pela autoridade religiosa para formalização perante o registro civil. Aqui também é necessária a habilitação das partes em cartório (análise documental), assim como ocorre no casamento civil. 

Segundo reportagem da CNN Brasil, os cartórios estimam um grande aumento no número de casamentos para o início de 2022 em comparação com os dois anos anteriores. Isso se deve ao represamento de mais de 200 mil casamentos causado pela pandemia. Muitos casais tiveram que adiar suas cerimônias e festas, ou mesmo cancelar os eventos, devido ao Covid, mas a situação vem mostrando uma suave melhora. 

Com esse rápido panorama traçado, vamos entrar no assunto que nos interessa: as roupas!!! 

Casamento civil no cartório 

Sabemos que muitos casamentos são celebrados no mesmo local da festa por juízes de paz contratados e o casamento é feito com toda a pompa que merece, porém alguns casais optam por fazer seu casamento no próprio cartório por motivos diversos. 

Os cartórios de Registro Civil costumam ter salas específicas para celebrar os casamentos, com espelhos, cortinas, arranjos de flores, bonitos papéis de parede e até mesmo maquetes de bolo, para trazer uma experiência mais completa aos noivos. Por motivos financeiros, muitas pessoas optam apenas pelo casamento no cartório e nessas salas conseguem fazer belos registros do momento. 

Mas que tipo de roupa usar? 

Os casamentos civis no cartório acontecem durante o dia, em horário comercial, e não possuem todas as formalidades de um casamento maior. Os noivos não vão ter uma entrada triunfal ou um cortejo de padrinhos; todos ficam juntos em uma mesma sala de espera aguardando seu horário. 

Os homens costumam usar roupas sociais, muitas vezes dispensando gravatas e ternos. As mulheres costumam usar vestidos curtos ou midi, com pouco ou nenhum brilho. 

Mas preciso usar um vestido? Não! Muitas noivas optam por macacões, duas peças ou um conjunto de calça e blazer. 

Os tons de branco ou próximos (marfim, off-white, champanhe) costumam ser as cores mais utilizadas, mas não é uma regra. Tons de nude e rosa, cores e estampas também são outras possibilidades. 

Modelos minimalistas são uma boa escolha, assim como os vestidos de renda. Por não possuírem cauda ou outras informações que o caracterizam necessariamente como um vestido de noiva, podem ser facilmente utilizados em outros contextos e situações. E, convenhamos, se você não costuma usar roupas brancas mas vai se casar assim, é sempre possível tingir o vestido depois. 

Os vestidos longos não estão proibidos, mas aposte na leveza, focando em tecidos e cortes que transmitam isso. 

O uso de véu pode parecer exagerado, então pense a respeito de um bonito penteado ou o uso de acessórios delicados. 

Leve em consideração o estilo do local. Alguns cartórios possuem as salas mais bem decoradas e refinadas, o que permite diferentes opções de looks. 

Cuidado com os exageros! Se fizer questão de usar um véu, pense em algo mais curto. O tamanho do véu deve ser adequado ao tamanho do espaço onde o casamento ocorrerá. 

O uso de saltos é opcional. Lembre-se que, se o seu vestido for curto, o sapato ficará em destaque, então pense no look como um todo. 

As mangas também são opcionais. Como a maioria dos cartórios não possui um código de vestimenta rígido, você pode apostar em mangas longas, alcinhas, tomara que caia… 

Vou falar mais uma vez, não existem regras! Faça escolhas conscientes para que o look tenha a sua cara. 

Nossas noivas 

A maioria de vocês não sabe, mas eu fui minha primeira noiva! Eu e meu marido nos casamos no cartório em 2019, cerca de seis meses antes da cerimônia religiosa, no dia do nosso aniversário de namoro (vamos facilitar a lembrança da data, não é mesmo?!). 

Optei por um modelo curto branco, de laise, com um pouco de transparência na cintura, nas costas e na saia, que já usei diversas vezes. Completei o look com uma pulseira, brincos de cristal e um scarpin nude, que ajuda a alongar as pernas, já que não sou das mais altas. Tenho um estilo mais básico, então usei os cabelos soltos e dispensei o colar. 

Minha segunda noiva foi minha irmã. Ela se casaria em setembro de 2020, mas a pandemia tinha outros planos e a festa teve que ser adiada. Como ela e o marido já estavam morando juntos, optaram por realizar em outubro o casamento civil. Para que esperar mais? 

Ela também optou por um modelo curto branco, tubinho, de alças, feito com um tecido acetinado e com aplicações de flores 3D feitas com o mesmo tecido do vestido. Complementou o look com uma sandália anabela mais baixa, brincos discretos e um relógio (ela dificilmente anda sem um), todos dourados. O cabelo foi preso de lado com as pontas onduladas. 

Nós duas nos casamos no período da tarde e seguimos do cartório direto para um barzinho para comemorar e reunir os amigos. 

Você já pensou como vai ser seu casamento? Seja ele mais formal ou informal, nossa pasta do Pinterest está cheia de inspirações para te ajudar na escolha. 

Um beijo, e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *