Chegou a hora de falarmos sobre os principais tipos de mangas que podemos encontrar em vestidos de noiva. Por aqui já falamos sobre os principais tipos de vestido (sereia, princesa, império, evasê e reto) e também sobre os tipos de decotes mais encontrados no mercado.
Não canso de dizer que nosso objetivo é te auxiliar a fazer a melhor escolha, dentre tantas possíveis, para o seu grande dia. Afinal, seu vestido deve representar sua personalidade e sua essência por completo, e não ser apenas uma fantasia.
E aí, vamos a elas?!
Comprimento
Os diferentes tipos de mangas podem ser encontrados em diversos comprimentos e volumes. Quando pensamos em comprimento, temos três mangas básicas: curta, 3/4 ou francesa e longa.
Certo, mas isso não é novidade para ninguém… O que você talvez não saiba é que o comprimento das mangas é contado a partir do ombro, e cada uma delas pode ter diferentes tamanhos. A manga curta vai até o cotovelo, a manga 3/4 vai até o antebraço e a manga longa vai até o pulso, cobrindo todo o braço. Também é possível encontrar algumas noivas que optam por mangas super longas e leves.
Tipos de mangas
Copinho
É uma manga mais curtinha, arredondada e super delicada que cobre apenas os ombros. Muito boa para aquelas noivas que querem uma roupa um pouco mais fechada, mas não tanto. Fica melhor em quem tem os braços mais finos.
Japonesa
Se assemelha à manga copinho em seu formato, mas não possui o recorte do ombro, sendo uma extensão do corpo, que fica bem ajustado. Também favorece as noivas de braços mais finos.
Morcego
Assim como a manga japonesa, ela não possui recorte no ombro, porém o corpo não fica ajustado. Pelo contrário, a cava da manga morcego se junta à lateral do corpo, podendo ser mais fechada ou aberta, e se assemelha às asas de um morcego quando os braços estão abertos (daí seu nome estranho). Foi amplamente utilizada nos anos 1970 e ainda hoje pode ser encontrada por aí.
Boca de sino/Flare
Normalmente longa, ela vem mais ajustada até acima do cotovelo e se abre em forma de sino até o final. Costuma deixar o look com aquele ar mais vintage e um tanto quanto boho.
Anjo
Muito semelhante à manga boca de sino. Sua diferença reside no fato de ela ir se abrindo gradativamente desde os ombros até o final.
Raglan
Ideal para quem tem as costas largas, esse tipo de manga se caracteriza por uma linha que sobe em diagonal unindo a cava ao ombro. Apesar de não ser a mais popular entre as noivas, ela pode ser encontrada em diversos modelos de vestidos.
Borboleta
Caracteriza-se por não dar toda a volta nos braços, cobrindo apenas os ombros. Costuma ser feita com tecidos leves e esvoaçantes, formando leves ondas. Este é um modelo ideal para quem tem os ombros e costas mais estreitos, pois traz volume e equilíbrio visual, além de disfarçar os braços mais largos.
Poeta
Extremamente romântica, a manga poeta se caracteriza pela leveza somada ao volume. Ela possui um volume discreto em toda sua extensão e um punho mais justo. Uma das queridinhas das noivas boho e românticas, ela acaba atraindo a atenção para a região dos quadris, onde o volume se concentra.
Presunto
Eu sei, é um nome estranho!! Mas a manga presunto realmente se assemelha a um presunto. Ela é o completo oposto das duas mangas citadas anteriormente: seu volume se concentra na parte superior dos braços e ombros, ficando ajustada a partir dos cotovelos.
Bufante
Muito popular nas décadas de 1980 e 1990, a manga bufante voltou com tudo em 2020 e caiu no gosto popular do streetwear. E como não poderia ser diferente, ela invadiu o mundo dos casamentos mais uma vez, mas com menos exageros e volumes mais moderados. É uma manga mais armada que evidencia os ombros. Quando somada a uma saia mais volumosa traz equilíbrio à silhueta.
Tulipa
Mais uma manga super romântica, a manga tulipa tem esse nome por se assemelhar às pétalas da flor. As partes da frente e de trás das mangas ficam levemente sobrepostas sobre os ombros, deixando o look com um ar bem delicado.
Você já conhece as mangas destacáveis?
Super versáteis, elas dão às noivas diferentes opções em um mesmo look.
Elas podem trazer proteção contra o frio nas cerimônias em locais abertos ou oferecer um maior recato nas cerimônias em igrejas. Porém, na hora da festa as noivas podem retirar suas mangas e ficar livres para curtir sua festa sem medo de acabar passando calor.
Elas podem aparecer nas mais diversas configurações e tipos de mangas, tamanhos e volumes, e ainda contribuem para aquele fator surpresa que você estava buscando para o seu grande dia (assim como as sobressaias).
E aí, depois de toda essa explicação você ainda tem alguma dúvida se vai querer usar mangas no seu casamento? Espero ter te ajudado!
Aproveita a animação e passa lá na nossa pasta do Pinterest para se inspirar.
Um beijo e até a próxima!!