O vestido reto é o último da nossa série sobre tipos de vestido de noiva (os outros tipos são princesa, evasê, império e sereia). Último mas não menos importante, até mesmo porque carrega uma carga histórica enorme! Vamos ser breves e dar apenas uma contextualização histórica rápida, pois o assunto é bem extenso!
Origem do corte reto
Na década de 1920 houve uma revolução nos guarda-roupas femininos. Os vestidos extremamente exagerados com espartilhos apertando as cinturas, babados e mangas bufantes e decotes pronunciados, tão populares na Belle Époque, foram deixados no passado e substituídos por modelos mais simples de corte retangular.
Esse tipo de peça não possui volume e quase não marca as curvas do corpo. A silhueta feminina mudou: a cintura ficou mais larga e desceu para a altura dos quadris, os seios deixaram de ser exaltados e os tornozelos ficaram à mostra. Assim nasceu o estilo melindrosa.
A prática de esportes contribuiu para essa liberação feminina, mas o novo estilo só virou moda quando Coco Chanel se apropriou das roupas do então namorado e popularizou peças originalmente masculinas entre as mulheres, como o tailleur.
O vestido reto atual
Como acontece com quase tudo na moda, as peças e cortes se popularizam para só depois serem inseridas no mundo das noivas. Com o vestido reto não poderia ser diferente.
As noivas da década de 1920 passaram a utilizar o vestido reto em seus casamentos, muitos deles com caudas enormes e mais enfeitados do que os utilizados normalmente. No entanto, as noivas atuais buscam vestidos mais bem ajustados e que favoreçam seu corpo. Dessa forma, não é mais tão comum vermos essa silhueta completamente retangular…
Características
Atualmente vemos cinturas bem marcadas acompanhadas de uma saia reta. Os tipos de decote são os mais diferentes possíveis, variando conforme o gosto de cada noiva.
A saia reta vem ajustada até o quadril e desce em linha reta a partir dali. Ela é ótima para quem quer alongar a silhueta. Quanto mais comprida, mais alta você vai parecer, mas cuidado para não desequilibrar as proporções. Por esse motivo, o vestido reto também pode ser conhecido como vestido coluna, pois se assemelha às colunas gregas da Antiguidade.
Apesar de o vestido reto não ser o mais popular entre as noivas, ele combina muito bem com noivas mais minimalistas, além de carregar um ar mais discreto, clássico e atemporal.
Uma opção muito encontrada é a saia reta franzida. Geralmente feita com um tecido mais fino e leve, ela traz movimento sem dar volume à peça.
E, ao contrário do que se pode pensar, o vestido reto pode sim ter cauda e ela dá um charme a mais ao look. Assim como as rendas, fendas, franjas… o céu é o limite!
Importante saber: se a saia reta for cortada no viés, o vestido vai contornar mais suas curvas. Então tenha claro como você quer o caimento da sua saia para poder orientar sua estilista da melhor maneira.
Gostou de saber um pouquinho mais sobre o vestido reto? Então corre lá na nossa pasta do Pinterest para se inspirar! Vai que ele é o modelo perfeito para você…
Um beijo e até a próxima!