fbpx

Tipos de Decotes

Tipos de Decotes

Existem inúmeros tipos de decotes que você pode escolher para seu vestido de noiva, que podem ser mais discretos ou mais pronunciados. Cada um deles vai te proporcionar looks inteiramente diferentes e podem se adequar melhor a determinado biotipo ou ocasião.

Todos os tipos de vestido que já mencionamos em posts anteriores (sereia, princesa, império, evasê e reto) aceitam diversos tipos de decote e também ficam bem em diferentes tipos de tecido. Identifique seu estilo, tenha claros os seus gostos e você vai se sentir mais confiante na hora da escolha.

E aí, vamos a eles?

Decotes mais utilizados

Sem alças (tomara que caia)

É um decote caracterizado por não ter alças ou mangas. Por deixar o colo e os ombros à mostra ele acaba sendo um dos modelos favoritos das noivas. Dessa forma, o destaque fica na parte superior do seu corpo e seus braços também acabam ganhando destaque, o que ajuda a alongar a silhueta.

Ele pode ser reto, coração, curvo ou com fenda (aqueles que descem até a cintura e têm um tule cor da pele no meio), mas deve respeitar uma regra de ouro: um vestido sem alças NÃO PODE CAIR!! Ele deve estar perfeitamente ajustado ao seu corpo e te deixar confortável para se movimentar à vontade, sem achatar seus seios nem deixá-los à mostra. Inclusive, não é porque um vestido está apertando seus seios que ele vai deixar de cair.

Coração

É um decote super romântico! E, assim como o nome sugere, lembra o formato de um coração. Ele pode ser mais marcado ou mais discreto, podendo ser encontrado em peças com ou sem mangas e alças. O contorno das das curvas do busto e o encontro delas no centro do corpo podem mudar completamente o estilo do vestido.

Ele valoriza o colo e chama atenção para a região. Mas se você não quer essa atenção, fuja dele. Além disso, ele cai muito bem tanto em mulheres de seios maiores quanto menores.

Os vestidos em estilo corset estão super em alta e também podem ser considerados como um decote coração, apesar de às vezes serem levemente separados no centro.

Frente única

O decote frente única é o queridinho de muitas e se caracteriza pelas costas abertas, com tecido apenas na parte da frente, e por ser preso no pescoço.

Os modelos mais convencionais possuem o busto bem ajustado, mas também é possível encontrá-los com tecidos mais leves e soltos, o que traz um ar de modernidade para o look.

Por deixar bastante pele à mostra, acaba sendo um decote mais sensual. Ele deve ser usado com cautela, pois costuma aumentar o volume dos seios por ser muito fechado na frente, mas pode ser um aliado das magrinhas com quadril mais estreito, por tirar a atenção daquela região.

Nula manga

Nula manga? Mas não é mula manca? Não… você falou errado a vida toda (e eu também)! Ele tem esse nome porque geralmente temos uma única manga ou alça, enquanto a outra é nula, não existe. Faz sentido né?!

É um decote bem diferente dos tradicionais e também pode ser conhecido como decote de um ombro só ou assimétrico. O charme dele mora justamente nessa assimetria, que torna a peça única.

Ele é indicado para noivas de ombro mais estreito, já que tende a dar mais destaque aos ombros e aos braços. Além disso, a linha diagonal ajuda a dar uma afinada na silhueta e até mesmo a disfarçar uma barriguinha mais saliente.

Ombro a Ombro

De forma simplificada, o decote ombro a ombro nada mais é do que um decote sem alças mas com alças ou mangas. Como assim? Assim mesmo… mas as alças ou mangas contornam os ombros pelas laterais, e não por cima.

Esse é mais um modelo que enfatiza o colo e os ombros e traz toda a atenção para essa região, o que o torna um modelo excelente para equilibrar a silhueta de quem tem quadris mais largos. Porém, se você possui os ombros largos e não quer que eles chamem tanta atenção, é melhor evitar.

Ele pode ser seu aliado na hora de esconder aquelas odiadas gordurinhas dos braços, além de ser mais um dos queridinhos entre as noivas. No entanto, preste muita atenção ao modelo que escolher, pois muitas vezes o ombro a ombro pode acabar limitando os movimentos dos seus braços e você pode não conseguir se divertir tanto no seu casamento por não se mexer direito.

U

O decote em formato de U é muito democrático e favorece todos tipos de corpos. Ele é bem arrendodado e pode ser mais discreto ou mais profundo, o que traz diferentes percepções visuais.

Os decotes mais profundos são ideiais para quem tem seios menores, já os mais discretos tendem a disfarçar o volume dos seios maiores.

Quadrado

Voltando com força nos últimos anos, ele é um decote reto que forma um ângulo de 90º entre as alças e a linha do busto. É um modelo é extremamente confortáel e seguro, pois traz bastante sustentação, sendo ideal para as noivas com um busto maior.

Cai bem em todos os tipos de corpos, disfarça o volume do busto e você ainda pode optar por um quadrado mais ou menos profundo.

Canoa

Decote super discreto e elegante que se caracteriza por uma linha curva que vai de um ombro a outro seguindo o formato de uma canoa.

Ele é Ideal para as noivas com ombros mais estreitos, por evidenciar essa parte do corpo e dar maior destaque ao pescoço e ao rosto. Além disso, pode ajudar a equilibrar a silhueta de quem tem o quadril mais largo.

Foi o tipo de decote utilizado por Meghan Markle em seu casamento com o Príncipe Harry, em 2018.

V

O decote em formato de V desce reto até o centro do corpo, entre os seios. Pode ser encontrado nas mais variadas profundidades e é um clássico na moda noiva.

Ele também pode valorizar todos os tipos de corpos e ajuda a alongar e afinar a silhueta. Então, independentemente do tamanho dos seus seios, ele é uma boa opção.

É preciso atenção na hora de definir a profundidade e a abertura do seu decote em V, pois a linha entre o ousado e o vulgar é muito tênue.

Decotes menos comuns

Queen Anne

É um um decote discreto e elegante com características bem tradicionais. Os ombros ficam cobertos com mangas ou alças que vão se estreitando conforme chegam perto do busto, mas o busto permanece descoberto, tendo seu contorno em V, reto ou coração.

Alguns modelos podem também cobrir parte do pescoço e da nuca.

Assim como outros tipos de decote citados, ele também pode acabar alargando os ombros.

Joia ou Careca

Esse decote é mais alto que os outros, se localizando logo acima da clavícula e pode se assemelhar a um colar, daí seu nome. Ele cobre boa parte do busto, é discreto e elegante, porém aumenta consideravelmente o volume da região. É um dos favoritos entre as noivas boho.

Degagê

O decote degagê também é conhecido como cowl, e se caracteriza por um excesso de tecido que cai em drapeados sobre o corpo. Ele pode ser usado tanto na frente quanto nas costas e traz bastante sensualidade ao look.

Halter

É muito similar ao decote frente única, porém eles se diferem na parte de trás, uma vez que o decote halter não deixa as costas completamente à mostra. Ele atrai a atenção aos braços e ombros e pode ser bem sensual.

Depois dessa enxurrada de informações você deve estar até se sentindo um pouco tonta, não é mesmo?

Então faz o seguinte, respira fundo e vem ver a super pasta que criamos no Pinterest para te ajudar a se inspirar e fazer a melhor escolha para o seu grande dia!

 

Um beijo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *